segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fernanda Takai e a sua versão Nara Leão: "Por causa dela, posso cantar com a minha voz"



Em 2006, a cantora Fernanda Takai mal sabia que o trocar de e-mails com o produtor musical Nelson Motta seria o esto- pim para uma grande mudança em sua carreira ­ e bemsucedida. Naquele ano, Motta deu a ideia de ela gravar um disco solo com canções de Nara Leão, produzido por John Ulhoa, marido de Fernanda. O resto da história todo mundo sabe: o disco Onde Brilhem os Olhos Seus, lançado em dezembro de 2007, foi sucesso de público e de crítica, assim como a turnê Luz Negra, cujo registro está nas versões CD e DVD.

A vontade de regitrar a turnê e o pedido do público pelas músicas que foram incluídas nas apresentações motivaram a cantora a lançar o trabalho, que fecharam o seu projeto solo. Atualmente, ela se dedica de forma integral à banda Pato Fu.

Todas as canções do trabalho solo em estúdio (Onde Brilhem os Olhos Seus) estão no DVD, com arranjos idênticos. "As pessoas gostaram das versões que fizemos e é isso que elas querem ouvir", justifica Fernanda.

A artista teve bastante liberdade para escolher as canções que complementaram Luz Negra. Quem poderia imaginar que ao lado de músicas de Nara Leão estariam Ordinary World, da banda inglesa Duran Duran, ou Ben, sucesso na voz de Michael Jackson?

"A princípio, as pessoas podem estranhar, mas escolhi canções que fazem parte da minha memória. Do tempo em que eu morei na Bahia, trouxe Sinhá Pureza (sucesso de Eliana Pittman). No extra do DVD, tem um clipe de Ritmo da Chuva, música da Jovem Guarda que a minha mãe ouvia muito. São canções que não daria para cantar com o Pato Fu".

Outra canção que se destaca é Kobune, versão japonesa de O Barquinho. A música foi introduzida no show a pedido do público, já que havia sido lançada por Fernanda no mercado japonês. Mesmo assim, a cantora pensou bastante antes de incluí-la no repertório.

"Queríamos mostrar a amplitude do trabalho de Nara Leão e não apresentá-la apenas como musa da bossa nova. No CD, já tinha Insensatez como representante da bossa nova. Mas o arranjo ficou bom, diluído (ao se juntar às demais canções), afirma.


Gravado no Teatro Municipal Manoel Franzem de Lima, em Nova Lima (MG) em maio de 2009, Luz Negra demandou tempo e trabalho. A pré-produção do DVD começou na primeira semana de março de 2009, com a seleção de imagens e de cinegrafistas que, como diz Fernanda, não são meros cãmeras, mas "diretores de vídeo".

"O DVD tem um olhar particular, mas não é um mero registro. O mercado ficou padronizado, eu quis fazer algo diferente, parecido com um filme. Fiquei surpresa com o resultado".

Após atoda a repercussão positiva em torno de sua carreira solo, incitada por Nelson Motta, o que representa Nara Leão para Fernanda Takai?

"Nara e eu temos um pedaço de história em conjunto. Pro meu lado pesa mais que para o dela. Talvez, em alguma biografia de Nata, escrevam, em uma linha, que em 2007, Fernanda Takai gravou um CD em homenagem a ela. Mas, na minha biografia, é um capítulo importante. Por causa dela, posso cantar com a minha voz. Nunca deixarei de falar sobre ela", diz.

* Adaptado do original publicado no jornal A Tribuna em 29 de julho de 2009.

Um comentário:

  1. Vi uma entrevista com a Fernanda no programa Estúdio I (da Maria Beltrão no GNT). Ela dizia que a primeira vez que o Nelson Motta a contatou com a idéia ela achou que não tinha nada a ver, mas ele a fez mudar de idéia quando se falaram pessoalmente no Rio. Ainda bem, o trabalho solo dela, pra mim, é muito melhor do que com o Pato Fu.
    Ótima postagem, gostei muito!

    ResponderExcluir