sábado, 15 de maio de 2010

Morre Toninho Dantas, aos 62 anos


Não conheci Toninho Dantas pessoalmente. Lembro-me de já tê-lo visto, mas não fomos apresentados nem o entrevistei.

Na verdade, eu teria a oportunidade se não fosse transferida do Caderno Galeria, de A Tribuna. Tirei férias em setembro do ano passado, bem no mês do Curta Santos, o festival de curtas metragens que Toninho Dantas capitaneou por 7 anos.

Sabe o que sobra? Um vazio. Daqueles em que você pensa: perdi a oportunidade de entrevistar, de conversar, trocar uma ideia...

A vida é tão curta, tão breve, e vai embora sem aviso... Às vezes, a gente acha que há tempo para tudo, mas quando ocorre uma morte como essa, repentina, você pensa: não há tempo. O tempo é agora!

Perde-se a oportunidade... Quando Plínio Marcos morreu, eu tinha 14 anos e nem sabia o que faria da vida. Mas sempre quando leio algo sobre ele, fica o gostinho: 'como teria sido se eu o entrevistasse?'. E é justamente essa a sensação que experimento com Toninho e com muito pesar, afinal eu parecia estar tão perto... Conversava demais com o Diego Santana, que assessorou o Curta Santos no ano passado. Quase todos os dias ele me ligava pedindo nota, divulgação...

Qualquer coisa que eu escrevesse sobre Toninho Dantas neste blog seria algo menor diante da grandiosidade e da importância dele para a cultura santista.

Por isso, prefiro dar voz aos amigos e às pessoas com as quais ele conviveu, porque trarão algo de novo a acrescentar à biografia deste gênio, nascido em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, há 62 anos.
Vale conferir a entrevista que Toninho concedeu a Ricardo Prado, do site Cinecartógrafo, em março deste ano. Sempre com ideias fervilhando, ele deu pistas de como será o Curta Santos deste ano. Teria sido a última entrevista dele? Não sei.

Veja também a cobertura do site de A Tribuna.

3 comentários:

  1. Eu estive com o Toninho poucas vezes, trocamos poucas palavras. Eu era apenas como mais um dos muitos artistas emergentes da baixada santista que se deparava com o mito Toninho Dantas e logo percebi que o cara era guerreiro, estava em todas mesmo com a saúde debilitada. Esse cara vai fazer uma falta tremenda, mas espero que seu exemplo continue a impulsionar os artistas de nossa região.

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de trabalhar com o Toninho além das inúmeras vezes que o vi fazendo discursos intermináveis para exaltar a arte da Baixada Santista.

    Ele foi alguém cuja importância para a classe artística é incontestável! Criador de um festival de curtas que hoje faz parte do calendário mundial e responsável pela "ressurreição" do FESTA com sua contagem oficial.

    Toninho Dantas talvez representasse muito mais a classe artística e a Secretaria de Cultura da cidade do que o próprio secretário.

    Que descanse em paz!

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia, tudo bem? Sou jornalista também e produtora do programa Globo Universidade, da TV Globo. Nosso programa vai ao ar aos sábados de manhã na faixa educativa do canal e temos como objetivo fazer divulgação acadêmica de qualidade. No momento estou produzindo um programa sobre o curso de moda, da forma mais abrangente possível, desde o estilismo até a parte de engenharia têxtil. Estou tentando encontrar um figurinista para fazer um dos quadros do programa chamado "eu amo meu trabalho". Eu vi que você fez um post super bacana falando sobre o Gabriel Villela e sobre a peça dele que estréia em junho. Será que você teria algum contato dele para me passar? Meu e-mail é fabiana.froes@tvglobo.com.br.
    Aguardo sua resposta.
    Muito obrigada.
    Att,
    Fabiana
    (21) 2540-3186

    ResponderExcluir