terça-feira, 25 de maio de 2010

Biblioteca Mário Faria, o reduto cultural do Posto 6*


Os amantes da leitura, sejam eles turistas ou moradores de Santos, podem fazer uma pausa em sua caminhada pelo jardim da orla na Biblioteca Municipal Mário Faria, localizada no Posto 6. É lá que estão cerca de 12 mil exemplares disponíveis para empréstimo. São livros variados, que agradam a pessoas de todas as idades. Há obras infantis, romances, autoajuda, esotéricas, clássicas, religiosas e até de auxílio ao vestibulando. Além de livros, o local oferece jornais e revistas dos mais variados segmentos, para leitura no local.

Para fazer a retirada, basta cadastrar-se, levando comprovante de residência e um documento. O prazo para devolução é de dez dias, podendo ser renovado, inclusive por telefone, caso não haja nenhuma reserva. Entre os destaques, estão livros que encabeçaram a lista dos mais vendidos, como Cidade do Sol e O Caçador de Pipas, ambos de Khaled Hosseini. Para os turistas, a opção é trocar uma obra por outra, já que, por vezes, eles ficam menos de dez dias na Cidade.

Os números a respeito do funcionamento da biblioteca do Posto 6 são surpreendentes: 2 mil livros são retirados por mês para empréstimo, em média; 10.059 usuários foram cadastrados na unidade até dezembro de 2008 e 25.268 empréstimos foram realizados durante o ano de 2008. O número de empréstimos mensais gira em torno de 1.500 a 2 mil.

"As pessoas nos pedem sugestão de livros. A gente pergunta qual foi o último livro que a pessoa leu para ter uma idéia do que ela gosta", diz a bibliotecária Sueli Aparecida Lopes. Os livros são oriundos de doações e compra. No caso das doações, algumas obras são enviadas a outras unidades municipais. Já os livros machucados passam por restauro.

O aposentado Joaquim da Silva Gomes costuma frequentar a biblioteca. O foco de sua procura são jornais e revistas. "Gosto daqui. O ambiente é bom, as pessoas são gente finíssima. Saí de casa às 8h30 e cheguei antes da biblioteca abrir. Eu leio muito".


SERVIÇO:

A BIBLIOTECA FICA NA AVENIDA BARTOLOMEU DE GUSMÃO, S/Nº (EM FRENTE À RUA ALEXANDRE MARTINS, NO BAIRRO APARECIDA). O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO É DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA, DAS 9 ÀS 19 HORAS, E AOS SÁBADOS E DOMINGOS, DAS 9 ÀS 13 HORAS. O TELEFONE DE CONTATO É O 3231-8713.


Adaptado do original publicado no jornal A Tribuna em 26 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário