segunda-feira, 3 de maio de 2010

Profeta Gentileza - Parte III


Vocês não imaginam como é maravilhosa a troca de informações que o blog tem me proporcionado. E é levando em consideração os comentários que resolvi fazer mais umpost sobre o Gentileza. Sim, o assunto está rendendo e, na verdade, merece espaço.
Como bem lembrado pelo blogueiro Fábio Whitaker, o Profeta Gentileza foi homenageado pela Acadêmicos do Grande Rio em 2001, por meio do enredo Gentileza X, O Profeta do Fogo. Um dos mais conceituados carnavalescos do Rio de Janeiro, Joãosinho Trinta, havia acabado de chegar à escola com a missão de fazer um carnaval inesquecível, que sua mente genial seria capaz de proporcionar. Não venceu o Carnaval (ficou em 6ºlugar), mas nem por isso a homenagem ao senhor que andava pelas ruas pregando palavras de amor e respeito ao próximo foi ofuscada e até hoje aquele desfile é lembrado com muito carinho.


"A comissão de frente já veio pegando, representando os astronautas do milênio, e a Grande Rio já começou aí a mostrar como seria o carnaval. O João preparou um carro especial para a Valéria Valença, em que havia uma grua que levava a eterna Globeleza até a arquibancada, até os camarotes. O público delirava", lembrou o diretor de caranval da escola, Milton Perácio, em entrevista ao G1 este ano.


E quem não lembra do astronauta norte-americano Eric Scott levantando voo em plena Sapucaí? Foi desse Carnaval também."Eu acho que vai ficar difícil a Sapucaí ver uma atração como essa, um show como esse por muito tempo. Não houve ensaio. Não havia perigo, ele já era acostumado a isso. A Grande Rio entrou para a história do carnaval depois disso", continuou Perácio.


A seguir, a sinopse do enredo e a letra do samba.


SINOPSE

No alvorecer do III Milênio e em plena Era Espacial, é o exato momento do homem contemplar as mensagens de seres iluminados. Em Niterói, aconteceu a Tragédia de um Circo Destruído pelo Fogo. Dizem, entidades espíritas, que foi o resgate de vidas passadas na Roma Pagã. Abalado com esta notícia, um empresário chamado José Datrino ouviu vozes chamando-o para uma missão espiritual. Ele era um homem atribulado por todos os problemas atuais. Como todos nós, ele estava vivenciando a Idade Média de nossos dias. Vendo o Povo sofrendo, despojou-se de suas riquezas e começou sua peregrinação. Foi chamado de louco e poeta. Plantou flores e distribuiu vinho no local daquele sofrimento. Imortalizou nas Pilastras do Viaduto uma Sabedoria Universal. Começou suas Pregações dizendo: Gentileza gera Perfeição, Bondade a Natureza Amor, Beleza e Riqueza. E com a vibração da Era de Aquarius a Grande Rio pede benção ao Profeta Gentileza com afeto, carinho e emoção. Agradecido meu irmão.

SAMBA ENREDO
Compositores: Carlos Santos, Cláudio Russo, Zé Luiz e Ciro

Novo Milênio
Avança O Homem Para O Espaço Sideral
Em Busca De Mensagem Positiva
Valorização Da Vida, O Amor Universal
Na Arena, Alegria E Dor
Triste Legado Que Roma Pagã Deixou..
Ô..Ô..Ô..Ô.
Pelas Vozes Foi Guiado O Arauto Iluminado
A Mudar O Seu Destino
Renuncia A Ambição
Ao Seguir A Intuição
José Datrino.

Deixa Clarear...
Idade Média Nunca Mais...
Gentileza Anuncia
No Raiar Do Novo Dia
Um Clamor De Amor E Paz

Das Flores A Beleza
Para O Mundo Recriar
O Vinho É A Vida
É Preciso Festejar
Considerado Louco
O Poeta Foi Bem Mais
Deixando Nas Pilastras
As Palavras Imortais
Com A Sabedoria Universal
Pregava Contra O Mundo Desigual
Gentileza Gera Perfeição
Violência Não

Era De “Aquarius”...
Tempo De Amor
A Grande Rio...Iluminou
Profeta Faz Nascer
Do Fogo Alvorecer
Irmão Sol A Verdade É Você

Um comentário:

  1. Querida Patrícia, este assunto pode gerar muitas postagens!
    A figura do Gentileza, também chamado de "Cavaleiro Andante" por seu biógrafo Leonardo Guelman, em associação direta ao personagem Dom Quixote de Cervantes, deixou um rastro extenso Brasil afora. Não se trata de um "patrimônio carioca", pois suas peregrinações geraram histórias de Campinas a Rio Branco (o Acre existe!), de Manaus a João Pessoa, de Ouro Preto a Cuiabá.
    "Toda bondade que vai crescer no mundo vai ser por intermédio do Rio de Janeiro, no Brasil, porque o Profeta Gentileza é Brasileiro."

    ResponderExcluir