quarta-feira, 5 de maio de 2010

John Pizzarelli, um velho caso de amor com a MPB


Em sua última visita ao Brasil, em meados de 2009, onde realizou shows em São Paulo e em Santos para a turnê do With a Song in My Heart (2008), o cantor e guitarrista norte-americano John Pizzarelli reiterou o seu amor pela música brasileira. Ele, que gravou o CD Bossa Nova (2004), não descarta realizar outra gravação em homenagem à MPB.

"Penso em fazer um novo trabalho com música brasileira, mas não sei se em CD ou em DVD. Seria gravado no Brasil. Pretendo convidar artistas para tocar comigo", revela.

E quem seriam esses artistas? "Os que disserem sim", brinca Pizzarelli, demonstrando bom humor, para depois emendar com nomes de peso. "Milton Nascimento, Toninho Horta, Chico Buarque, João Bosco...", diz ele, que também é fã de João Gilberto.

Aliás, o CD With a Song in My Heart, homenagem ao músico e compositor norte-americano Richard Rodgers, conta com a participação de César Camargo Mariano no piano.

No entanto, não se pode afirmar que a música brasileira fará parte do próximo trabalho do norte-americano, já que nem ele sabe o que ou quem irá homenagear. "Tenho muitas ideias. Não sei se será sobre um compositor. Não há nada definido", afirma Pizzarelli, que já homenageou grandes nomes da música internacional, como o grupo The Beatles, Nat King Cole, que julga ter sido o culpado por ele seguir a carreira artística, e Frank Sinatra, para o qual abriu um show ainda no início da carreira.

"Foi ótimo tocar com o maior músico (Sinatra), usufruindo da qualidade e da melhor estrutura (técnica)", rememora ele, que admira também Billy Joe, James Taylor e Tony Bennett.

(Nota: O mais recenete trabalho de Pizzarelli, Rockin' in Rhythm (2010) é um tributo a Duke Ellington, compositor de jazz morto em 1974)


TALENTOS

Além de músico, Pizzarelli se aventura na carreira de radialista, com o seu Radio Deluxe With John Pizzarelli, programa no qual, além de tocar músicas, recebe convidados especiais para um bate-papo e para tocar ao vivo. Já estiveram com ele Liza Minnelli, Regis Philbin, Peter Cincotti, entre outros. A atração éco-apresentada pela mulher de Pizzarelli, Jessica Molaskey.

"É ótimo tocar no rádio as músicas que gosto. Me divirto muito. Ninguém diz o que eu devo tocar, é tudo bem informal", conta ele, que afirma ainda não ter se descoberto como um comunicador.

As impressões de Pizzarelli sobre o público brasileiro e, em especial, o de Santos não poderiam ser diferentes. Na cidade, ele chegou a afazer um show em benefício do Educandário Santista e do Albergue Noturno.

"Fico feliz de vir a Santos porque as pessoas conhecem meus discos, além do público comparecer em maior número que nos lugares nos quais costumo me cantar. Também não posso deixar de destacar a paixão que o povo daqui tem pelo futebol", finaliza.

* Adaptado do original publicado no jornal A Tribuna em 9 de julho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário