sábado, 5 de junho de 2010

Ana Cañas e o álbum Hein? *


Ana Cañas mudou. A cantora, que lançou em 2007 o primeiro CD, Amor e Caos, adotou uma levada mais rock'n roll no disco Hein?, lançado no ano passado.

Hein? foi preparado duarnte os dois anos em que Ana esteve na estrada para divulgar o primeiro disco, que continha apenas dez músicas. Para complementar o repertório, buscou canções de ídolos do rock, como Raul Seixas.

"As pessoas diziam que o CD era bom, mas o show era melhor. Comecei a me questionar a respeito disso. Percebi que os meus shows tinham mais atitude Eu era isso", relembra.

Mesmo com o rock mais presente no último trabalho, a cantora refuta qualquer rótulo. "Preocupo-me em ser verdadeira, em fazer boas músicas", diz. Hein? traz duas participações especiais: Arnaldo Antunes na canção Na multidão (composição dele com Ana e Liminha) e Gilberto Gil, que acompanha a cantora ao violão em Chuck Berry Fields Forever.

"Sou fã incondicional de ambos. Tenho muita sorte porque eles foram muito generosos".

Quem intermediou os encontros foi Liminha, que produziu o disco e compôs oito músicas ao lado de Ana, tornando-se um grande parceiro da cantora. Foi ele também que a apresentou a Dadi Carvalho.

"Dadi e eu temos muita facilidade para compor. ele cuida da harmonia e eu, da letra. No disco entraram apenas duas canções nossas (Caçando e Sempre Com Você), mas já fizemos umas oito, Ele é generoso, competente e companheiro", derrete-se.

Uma característica comum às canções de Hein? é o fato de serem mais abrangentes, menos introspectivas que no trabalho anterior. "Cantando um tema mais abrangente, acabo falando mais de mim. Estou mais intérprete", acredita.

Sendo um disco bastante autoral, é de se esperar que as composições sejam da cantora. Mas por que abrir exceção, ao gravar Chuck Berry Fields Forever?

"A letra é maravilhosa e questiona que rock é esse. Adoro as aliterações (repetição de consoantes) e a genialidade de Gil. Também não conhecia outras versões dessa música. Foi um desafio", justifica.


Brincadeira

O CD leva o nome Hein? porque cada vez que Ana falava sobre o trabalho, alguém lhe perguntava que nome daria ao disco. E ela respondia: Hein?, no sentido de como?

Como passar do tempo, percebeu que hein é também uma forma de comunicação. "A palavra expressa uma necessidade de troca. Você não fala hein se não quiser entender o outro", comenta.
* Original publicado no jornal A Tribuna em 16 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário