domingo, 25 de abril de 2010

Bruna Caram, o frescor de uma jovem cantora


Ontem, fui ao show de Bruna Caram no Sesc Santos. Como já conhecia algumas músicas, esperava ver o que os vídeos no Youtube já haviam me mostrado. Mas a jovem cantora, de apenas 22 anos, parece guardar um mistério que aos poucos ainda será revelado.

Embora apresente uma boa desenvoltura ao cantar (e não apenas cantar, mas interpretar a letra - o que já é um diferencial se considerarmos a massificação do meio musical), ela ainda parece tímida ao conversar com o público, ao agradecer a presença. Tímida, porém feliz. É um charme, sem dúvida.

Voltando aos dotes artísticos da moça, vale a pena conferir. Sua voz delicada e bem afinada atinge notas altas de uma forma que aos leigos parece muito difícil.

No repertório de seu atual show, Feriado Pessoal, há de tudo: músicas alegres, músicas lentas, que falam de amor, ou que simplesmente narram o cotidiano de uma pessoa comum. Para quem gosta de releituras, vale prestar atenção em Fera Ferida (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) e Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor (Lô Borges/ Márcio Borges).

Quatro músicos acompanham a cantora no show, cujo cenário é bem simples: uma rotunda de retalhos de tecido, nada mais.

Muita gente poderia pensar como uma garota de 22 anos parecer ter tanto apuro, preparo musical e talento? A resposta: ela não é nenhuma novata. Bruna canta profissionalmente desde a infância, quando fez parte do grupo Trovadores Mirins (versão infantil dos Trovadores Urbanos), dos 7 aos 18 anos. Sua avó, Maria Piedade, era cantora e sua família promovia saraus e rodas de choro.

Bruna já lançou dois álbuns pela Dábliu: Essa Menina (2007) e Feriado Pessoal (2009).
Saiba Mais:
Site oficial: www.brunacaram.com.br/

2 comentários:

  1. O jeito sossegado de cantar sem esforço que essa menina tem me faz lembrar outro fenômeno comtemporâneo da música brasileira, Roberta Sá, da qual me tornei fã incondicional.
    Realmente dá pra sentir que Bruna ainda tem muito a evoluir em termos de "presença de palco" (nem sei se este termo se aplica a cantores) e o registro de sua voz promete surpreender ainda mais, mas o repertório dela é qualquer coisa de divino.
    Mandou muito bem Patrícia, excelente artigo.

    ResponderExcluir
  2. Desde que ouvi pela primeira vez, no rádio, "Palavras do Coração", eu senti um enooorme alívio em, finalmente, escutar algo bom. Sei que corro o risco de parecer injusto com os outros artistas, mas é que a Bruna é, ao mesmo tempo, charmosamente minimalista na voz, mas superlativa em qualidade musical. Espero que eu consiga, ainda, ver um show da moça em breve!

    ResponderExcluir