terça-feira, 27 de abril de 2010

As obras de André Vianco


Conhecido por suas histórias recheadas de mistério e aventura, que atraem a atenção dos jovens, o escritor André Vianco fala um pouco sobre o seu 13º livro, O Caminho do Poço das Lágrimas, editado pela Novo Século.


Embora a obra tenha se originado de uma história de ninar que contava a suas filhas, o autor diz que os elementos do enredo, trabalhados durante quatro meses, atraem um público diversificado. Definindo-se como um escritor gótico, Vianco diz que a melancolia presente em outras obras suas está na atual, que é uma fábula.

"Há um questionamento sobre a nossa finitude, a morte e a importância do contato com as pessoas. O livro procura mostrar que morrer é mais natural do que nascer. Portanto, não fique preocupado com o dinheiro, com o possuir. Após a morte, só levamos sentimentos".

O desenrolar da história de O Caminho do Poço das Lágrimas é imprevisível. "As pessoas que leram o livro disseram que o final é impactante. Não era para ser uma obra de suspense, mas os leitores sentiram isso".


De olho nos jovens

Segundo Vianco, a literatura compete com os jogos de RPG, os videogames e a internet. "O público jovem brasileiro se encanta muito com causos, tipo a história do padre que vira lobisomem. Nós temos a tradição de contos populares de fantasia, e tento inserir isso na literatura".

Em 1998, Vianco escreveu o primeiro livro, O Senhor da Chuva, e em 2000 publicou a obra Os Sete, de forma independente, já que as editoras não apostavam nesse mercado (histórias de terror e fantasia).

Em 2001, o sucesso do livro lhe abriu as portas da Editora Novo Século, onde já vendeu mais de 400 mil exemplares. "Minha obra é focada na aventura, no mistério, e não no terror, embora eventualmente ele possa aparecer", diz o escritor, que durante três anos se dedicou às histórias de vampiros.


Cinema

Mesmo engajado na literatura, Vianco não deixa de lado sua outra paixão: o cinema. Ele quer transformar um de seus nove romances em longametragem. O processo está em fase de captação de recursos por meio da Lei Rouanet. Quem quiser conhecer melhor o trabalho de Vianco como diretor pode acessar o site www.youtube.com.br/andrevianco.

Site oficial: www.andrevianco.net/



Adaptado do original publicado no jornal A Tribuna em 22 de novembro de 2008.

Um comentário:

  1. Já li uns oito livros dele. Gosto muito do primeiro com temática de vampiros, o "Os Sete". O André Vianco me ajudou bastante a pensar sobre um estudo acadêmica voltado ao best-seller. Antes de qualquer qualidade ou defeito, ele é um ótimo contador de histórias.

    ResponderExcluir