segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ângela Maria, a eterna Sapoti *


São 58 anos de carreira, mas a cantora Ângela Maria, de 81, ainda experimenta as sensações de uma estreante quando sobe ao palco.

"Cada apresentação é nova, o público muda muito, há um público novo. Ainda sinto frio na barriga", afirma a eterna Sapoti, apelido dado a ela pelo ex-presidente Getúlio Vargas ("Menina, você tem a voz doce e a cor do sapoti", frase a ele atribuída).

No repertório de seus shows, canções de sucesso que estão na ponta da língua dos fãs mais fiéis: Babalu, Ave Maria no Morro, Tango para Teresa, Gente Humilde, Lábios de Mel, Cinderela, entre outras. Aliás, dentre essas composições, Angela elege a que mais a emociona: Gente Humilde.

"Tenho a impressão de que o Chico (Buarque) escreveu essa canção baseado em minha vida. Quando Chico chegou ao Brasil, logo gravou essa música. Eu ouvi, gostei bastante e agravei com ele", afirma.

Mas que elementos da canção a tornaram tão próxima da Sapoti? "A casa no subúrbio, minha mãe gostava de plantinhas, o trem que eu tomava para trabalhar...Éramos muito pobres".

Cinco músicos acompanham a cantora nos shows. Um deles está com ela há mais de 20 anos. O mais novo no grupo, há três.

"Eles tocam comigo como se estivessem em casa, fazem parte do show. Brincamos muito".

Mesmo tendo umpúblico fiel, ela garante que os jovens também vão aos seus shows, influenciados pelos mais velhos. "Eles vão ver se o que a mãe, a tia ou a avó disseram é verdade. Daí, acabam se tornando meus fãs".

CD e DVD

Ainda em segredo, Ângela não revela detalhes a respeito do novo disco e DVD que prepara.

"Não posso falar muita coisa, mas sou a única que ainda não gravou DVD. Tem que ser algo bem feito, bem escolhido. São 58 anos de carreira e não posso entregar qualquer coisa ao público", afirma, justificando a demora em fazer um trabalho em vídeo.



* Adaptado do original publicado no jornal Expresso Popular em 25 de março de 2010.

3 comentários:

  1. Excelente matéria Patrícia, continue trazendo mais, gostei da iniciativa deste blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido a (excelente) versão impressa, mas é muito importante manter cópia de fácil acesso por aqui. Parabéns pelo blog :)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Siga investindo neste blog. É, sem dúvida, uma ótima oportunidade pára quem não tem acesso ao Expresso Popular. Além disso,uma viagem ao passado. Algo que eu adoro!

    ResponderExcluir