segunda-feira, 21 de março de 2011

Tudo (quase) fechado para a Tarrafa Literária 2011

Prepare-se para a pesca! A terceira edição do Festival Internacional Tarrafa Literária já tem data e local marcados: de 24 a 28 de agosto, no Theatro Guarany. Cerca de 40 escritores participarão do evento, que neste ano será maior: estão previstas dez mesas, contra nove do ano passado. Serão duas na quinta e na sexta-feira e três no sábado e no domingo.

"Sentimos que há autores interessantes e assuntos para diversificar. Nós queremos aproveitar ao máximo o evento. Por isso, aumentamos o número de atrações", afirma o idealizador da Tarrafa Literária e proprietário da Realejo Livros, José Luiz Tahan.


A programação está quase fechada. Tahan prefere manter alguns nomes em segredo, mas entrega que o escritor irlandês Ian Sansom está confirmado. Ele é o autor do livro A Verdade sobre os Bebês de A a Z (Editora Barracuda). Sansom vem ao Brasil especialmente para participar do festival caiçara.





O jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor dos best-sellers 1808 e 1822, estará de volta ao evento, do qual participou em 2009. A poesia também ganha espaço na Tarrafa deste ano. O gênero literário terá uma mesa específica para debatê-lo.

"Começamos buscando os assuntos que gostamos de abordar, como futebol e a cultura boêmia, de forma a cultivar leitores de um jeito que fuja do solene e do acanhado", explica o organizador do evento.Sobre o show de abertura, Tahan apenas disse se tratar de "um grande nome da música brasileira".

Um conselho define o que vai acontecer na Tarrafa. Além de Tahan, fazem parte Matthew Shirts, jornalista; Eduardo Sanovicz, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Também integram o conselho Estela dos Santos Abreu, que é tradutora e acadêmica; e o jornalista Roberto Muylaert, vice-presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas. Mas sugestões são sempre bem-vindas. Internautas fazem pedidos via Twitter ou Facebook.

"A Tarrafa já está no circuito dos maiores eventos literários realizados no Brasil. Vem gente da Capital e de outras cidades prestigiar. É um evento consolidado", diz Tahan, que espera um aumento ainda maior de público.

Na primeira edição, em 2009, a Tarrafa atraiu 80 espectadores. Já no ano passado, por volta de 2 mil pessoas prestigiaram o evento no Theatro Guarany. Os organizadores do festival literário estudam para este ano a cobrança de ingresso, "para criar um compromisso". A proposta de doação de livros usados continua.

"É muito simpático libertar o livro, levá-lo para bibliotecas. Mas devemos estabelcer um valor pequeno, talvez R$ 10,00 para quem não levar o livro e R$ 5,00 para quem fizer a adoação, preço que também será adotado com estudantes. Mas esse valor ainda não está fechado, precisa de estudos".

Público infantil
A Tarrafinha, com várias atividades lúdicas para crianças, continua com a programação gratuita que a consagrou. "A ideia é trabalharmos um livro por dia. É feita uma adaptação livre daquela obra, às vezes mudical, de teatro, contação de história. A gente convida o autor para assistir à adaptação e dar autógrafos", comenta o livreiro.

O objetivo é promover o prazer da leitura entre os mais jovens, não importando o meio que eles utilizem - seja o livro ou um e-reader. "O importante é cuidar da vontade de ler. Não podemos hostilizar o que está chegando. Eu acho que haverá uma boa convivênmcia entre o livro e o e-reader".

Tahan já pensa na edição de 2012 da Tarrafa Literária. Afinal, ao término da deste ano terão início os convites para os próximos autores, especialmente os estrangeiros. "Eles se pautam em mais de meio ano. São bastante planejados. Estamos tentando o Jean-Claude Carrière (roteirista, escritor, diretor e ator francês)". Se não der para este ano, o convite permanece para 2012.

* Publicado no jornal A Tribuna em 5 de março de 2011.

Um comentário:

  1. Bacana o blog. Gostei. Não conhecia ainda.
    Um abraço,
    Maykon
    http://amenidadescronicas.blogspot.com/

    ResponderExcluir