domingo, 29 de agosto de 2010

Surpresas que a Flip 2010 me trouxe - Ferreira Gullar

Prestes a completar 80 anos, em 10 de setembro, o poeta Ferreira Gullar me surpreendeu bastante na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde bateu um papo muito descontraído com Samuel Titan Jr. - para deleite das centenas de pessoas que o acompanhavam na tenda dos autores e no telão (o meu caso). Não sei o motivo, mas ao ver as fotos daquele senhor sisudo, que pouco sorri nas imagens, tinha uma imagem totalmente diferente (e deturpada) deste grande poeta brasileiro, um dos maiores ainda vivos, ao lado de Adélia Prado. Achava-o mal humorado.

A mesa Gullar 80 foi uma das mais bacanas da Flip, pois o entrevistado falou sobre toda a sua carreira de uma forma bem humorada, arrancando risos dos espectadores.

Em um dado momento, ele disse para Titan Jr: "O pessoal fica rindo de tudo o que eu falo, pô!". Talvez esse seja o segredo da longevidade com lucidez. Fazer piada e poema de tudo, até de si próprio.

Em seu novo livro Em Alguma Parte Alguma (Ed. José Olympio), um dos poemas que mais se destacam fala de uma descoberta recente do autor: a de que possuía osso. Ao atender o telefone bruscamente, seu fêmur bateu na bacia. Disso, saiu o poema Acidente na Sala, que declamou durante o bate -papo.

Outra característica que me chamou bastante a atenção é a simplicidade de Ferreira Gullar ao comentar seus erros e acertos na carreira, bem como a modificação que sua poesia sofreu ao longo dos anos. Com a maior naturalidade, mostrou para o público que saiu do movimento concretista por não mais se identificar com aquele tipo de poesia.

Ferreira Gullar mereceu, sem dúvida. todos os aplausos que lhes foram atribuídos após a mesa na Flip. Aplausos de pé, que duraram cerca de 1 minuto e meio.


Veja mais Ferreira Gullar


http://www.youtube.com/watch?v=CC_AHTfqCG8 - Vídeo oficial Flip (vale a pena!!!!!!!!!!)

http://www.youtube.com/watch?v=HdDa81Vd6ak - Saiba mais sobre o poema Acidente na Sala e veja Ferreira Gullar declamando-o



Tá entendendo?*


*Expressão muito utilizada por Ferreira Gullar a cada fim de frase ou explanação.

2 comentários:

  1. Sem dúvida, ele é um grande poeta.

    Um dos meus prediletos, e como todo grande, um dia foi pequeno. Tem fases dele que não gosto, por levantar muito bandeiras e causas apenas por serem bandeiras, e não pela poesia. Mas quando ele resolveu fazer poesia mesmo, até as panfletárias, aí a coisa ficou boa.

    Bem, parece que te um livro dele pra eu ler - já li todos! hahAha

    E sim, o Titan foi meu professor!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vamos atualizar? Cansei de ver o velhinho aí dizendo "tá entendendo?" toda vez que eu entro. Bjo.

    ResponderExcluir