domingo, 29 de agosto de 2010

Surpresas que a Flip 2010 me trouxe - Ferreira Gullar

Prestes a completar 80 anos, em 10 de setembro, o poeta Ferreira Gullar me surpreendeu bastante na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde bateu um papo muito descontraído com Samuel Titan Jr. - para deleite das centenas de pessoas que o acompanhavam na tenda dos autores e no telão (o meu caso). Não sei o motivo, mas ao ver as fotos daquele senhor sisudo, que pouco sorri nas imagens, tinha uma imagem totalmente diferente (e deturpada) deste grande poeta brasileiro, um dos maiores ainda vivos, ao lado de Adélia Prado. Achava-o mal humorado.

A mesa Gullar 80 foi uma das mais bacanas da Flip, pois o entrevistado falou sobre toda a sua carreira de uma forma bem humorada, arrancando risos dos espectadores.

Em um dado momento, ele disse para Titan Jr: "O pessoal fica rindo de tudo o que eu falo, pô!". Talvez esse seja o segredo da longevidade com lucidez. Fazer piada e poema de tudo, até de si próprio.

Em seu novo livro Em Alguma Parte Alguma (Ed. José Olympio), um dos poemas que mais se destacam fala de uma descoberta recente do autor: a de que possuía osso. Ao atender o telefone bruscamente, seu fêmur bateu na bacia. Disso, saiu o poema Acidente na Sala, que declamou durante o bate -papo.

Outra característica que me chamou bastante a atenção é a simplicidade de Ferreira Gullar ao comentar seus erros e acertos na carreira, bem como a modificação que sua poesia sofreu ao longo dos anos. Com a maior naturalidade, mostrou para o público que saiu do movimento concretista por não mais se identificar com aquele tipo de poesia.

Ferreira Gullar mereceu, sem dúvida. todos os aplausos que lhes foram atribuídos após a mesa na Flip. Aplausos de pé, que duraram cerca de 1 minuto e meio.


Veja mais Ferreira Gullar


http://www.youtube.com/watch?v=CC_AHTfqCG8 - Vídeo oficial Flip (vale a pena!!!!!!!!!!)

http://www.youtube.com/watch?v=HdDa81Vd6ak - Saiba mais sobre o poema Acidente na Sala e veja Ferreira Gullar declamando-o



Tá entendendo?*


*Expressão muito utilizada por Ferreira Gullar a cada fim de frase ou explanação.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Surpresas que a Flip 2010 me trouxe - Marcelo Jeneci


Depois de quase dois meses sem atualizar o blog, senti muita necessidade de dividir com vocês alguns bons momentos que passei durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Não fiz qualquer anotação durante os quatro dias de evento, pois o meu interesse não era reproduzir o que facilmente seria encontrado em outros sites. Dessa forma, deixei o meu coração guiar os temas deste e dos próximos posts.


Começo com um artista que chamou muito a minha atenção durante o show de abertura, cuja atração principal era o cantor Edu Lobo. Para mim, quem brilhou mesmo no palco foi o multiinstrumentista Marcelo Jeneci, que eu não conhecia.


Ele talvez tenha me cativado, a princípio, por tocar acordeon. Fico fascinada quando vejo alguém tirando notas desse instrumento, que considero um dos mais difíceis. Fazendo uma rápida pesquisa na Internet (confesso que não me aprofundei), soube que Marcelo ganhou a primeira sanfona de Dominguinhos. Nada mau, né?


Desde as primeiras músicas, ele me chamou a atenção e olha que ele só tocava o acordeon e fazia segunda voz, junto com outros músicos, para a cantora Renata Rosa. Ah! O show tinha direção do Arthur Nestrovski (diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).


Mas Marcelo foi além. Cantou algumas canções, acompanhado do acordeon, mas me emocionou bastante ao executar sua última música, ao piano. A música se chama Feito pra Acabar, uma composição própria (com José Miguel Wisnik e Paulo Neves), e, não sei se a melodia ou a letra, possivelmente as duas juntas, me emocionaram logo nos primeiros acordes.


Fiquei com essa canção na cabeça e fiz uma busca no Youtube. Acho que ela transmite a mim a sensação de finitude do ser humano além de questionamentos que não sabemos responder.


Descobri que Marcelo é parceiro do Arnaldo Antunes e que Vanessa da Mata e Zélia Duncan já gravaram suas canções. Sim, meu coração e meus ouvidos não me trairam. Trata-se de um baita músico. E que também toca guitarra.


Abaixo, os links da música no Youtube e a letra






Quem me diz

Da estrada que não cabe onde termina

Da luz que cega quando te ilumina

Da pergunta que emudece o coração

Quantas são

As dores e alegrias de uma vida

Jogadas na explosão de tantas vidas

Vezes tudo que não cabe no querer

Vai saber

Se olhando bem no rosto do impossível

O véu, o vento e o alvo invisível

Se desvenda o que nos une ainda assim

A gente é feito pra acabar

Ah Aah
A gente é feito pra dizer

Que sim

A gente pra caber

No mar

E isso nunca vai ter fim
Uh Uhhh